quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Uma visão, porém um sonho...




No último dia 10 de agosto, eu como um bom ex-atleta (natação) assistia a Olimpíadas na prova na qual era minha especialidade, os “100 breaststroke”, se preferir em português, os 100 metros peito. Em plena apresentação dos atletas, que é uma apresentação muito legal, eu tive uma visão na qual eu estava ao lado do recordista mundial da prova, o japonês Kitajima. É até engraçado... Mas eu me vi mesmo!!!

Fiquei chateado porque foi apenas uma visão. O que eu vi não era realidade, nem minha e nem de muitos brasileiros... O que eu vi, foi um sonho de toda criança que ama um esporte e não pode realizá-lo porque durante a sua trajetória, houve vários desvios que poderia não existir, caso tivesse a infra-estrutura que paises como EUA, Austrália, Japão e outros paises dão para ter verdadeiros Campeões.

Infelizmente esta é a nossa realidade, ver brasileiros ganharem medalha de bronze e dizer que aquilo vale ouro... Mas vale mesmo! Em um país que não dá o respeito, dignidade e infra-estrutura (esta palavra é tudo nos esportes) para se fazer um campeão, não deveria ter atletas com a garra como temos.

Neste exato momento em que escrevo a maior prova de tudo isso acaba de acontecer. O nadador brasileiro César Cielo acaba de ser bronze nos 100 metros livre. A emoção e sinceridade transparecem em suas palavras ao agradecer às pessoas que o apoiaram desde o início. É valido lembrar que este atleta teve que adotar um outro país para poder ter condições de ser um medalhista olímpico. Condições estas, dadas pela Universidade de Auburn nos EUA, na qual lhe deu a infra-estrutura de trazer esta medalha para o Brasil.

Acredito que seja isso o que eu tenho para dizer. Espero que um dia não tenhamos que enviar atletas para outros paises para serem campeões olímpicos. E sim, trazer atletas de toda parte do mundo para ser campeões treinados aqui, neste país que eu amo tanto.

Um comentário:

Rosi e Ita disse...

Uhuuuuuuuuuuuuuuuu
AEEEEEEEEE, bem-vindo à Blogosfera!!!

Vou passar por aqui sempre que der!

Gostei do texto. Crítico e real.

Bjs, saudades!

Rosi